1.12.06

Piazza Venezia

Panorâmica do monumento a Vittorio Emanuele, por Frigini

Uma das fontes do monumento

Detalhe do anjo no topo do monumento

Vittorio Emanuele retratado em
estátua equestre de bronze dourado,
medindo 12 metros

Também conhecido como Il Vittoriano, este monumento foi iniciado em 1885 e inaugurado em 1911, em homenagem a Vittorio Emanuele II de Savóia, o primeiro rei da Itália unificada.
Construído em sóbrio mármore branco de Bréscia, o "bolo de noiva" ou a "máquina de escrever" nunca se adaptará aos tons ocres dos edifícios em volta.

Fonte: Guia Visual Folha - Roma

Marcadores: ,

Campidoglio


Em detalhe, a torre do Campidoglio

Marco Aurélio, reproduzido por Michelangelo.

Um dos Dioscuros que guardam o topo da Cordonata

O Campidoglio era o centro do mundo romano. A colina e o templo de júpiter simbolizavam a autoridade de Roma como caput mundi, cabeça do mundo, e o conceito de cidade "capital"originou-se do Campidoglio que, em toda a história da cidade, sempre foi sede do governo municipal.
A disposição atual na colina data do século 16, quando Michelangelo criou uma magnífica praça que pode ser alcançada através de um extraordinário lance de escadas conhecidas como Cordonata.

Fonte: Guia Visual Folha - Roma

Marcadores: ,

Fórum Romano

Templo de Saturno

Templo de Saturno

Originalmente construído em 497 a.C. e reconstruído diversas vezes, o templo foi dedicado ao deus-rei mítico Saturno que, segundo conta a história, governou em uma idade de ouro próspera e pacífica, em que não havia escravidão, propriedade privada, crimes nem guerra. Assim sendo, era adorado pelas classes mais baixas e em todos anos entre 17 e 23 de dezembro, seu reinado era relembrado em uma semana de sacrifícios e festas, conhecida como Saturnália (reversão da ordem social normal, onde os pobres podiam beber e comer e até mesmo serem servidos por seus senhores). Durante as festividades, os tribunais e escolas da cidade permaneciam fechados e não se podia punir nenhum prisioneiro nem declarar guerra.
As ruínas atuais datam de 42 a.C.


Arco de Sétimo Severo

Arco Triunfal do Imperador Sétimo Severo

Erguido em 203 d.C. para comemorar o décimo aniversário da ascensão de Sétimo Severo, o arco tem como características marcantes os painéis em relevo que celebram as vitórias do imperador na Pártia (atuais Irã e Iraque) e na Arábia. Originalmente, a inscrição em seu topo era para Sétimo e seus dois filhos, Caracalla e Geta, mas, após sua morte, Caracalla matou o irmão e retirou seu nome. Mesmo assim, os orifícios em que as letras de seu nome estavam encravadas ainda permanecem completamente visíveis.


Templo de Vesta


Templo de Vesta

Um edifício circular originalmente cercado por um anel de 20 colunas finas e caneladas, datado do século 4º d.C., embora muito antes houvesse um templo no local, foi reconstruído em 1930.
O culto das Vestais (sacerdotisas de Roma), um dos mais antigos de Roma, concentrava-se em seis virgens que deviam manter acesa a chama sagrada de Vesta, a deusa do fogo. Não era tarefa fácil, já que a chama era facilmente apagada pelo vento. Qualquer vestal que permitisse que o fogo se extinguisse era chicoteada pelo sumo pontífice e repudiada. As moças escolhidas, na idade de 6 a 10 anos e obrigatoriamente de famílias nobres, serviam durante 30 anos. Gozavam de status elevado e segurança financeira, mas deviam permanecer virgens A pena para quem desobedecesse a essa exigência era a de ser enterrada viva e os homens envolvidos chicoteados até a morte.


Santa Francesca Romana

Coliseu visto do Fórum, por detrás do Campanário
de Santa Francesca Romana

Todos os anos, no dia 9 de março, motoristas romanos devotos tentam estacionar o mais próximo possível da igreja de Santa Francesca Romana para ter seus veículos abençoados por sua padroeira. Francesca era uma esposa e mãe que, no século 15, no Trastevere, fundou uma sociedade de mulheres piedosas dedicadas a ajudar os pobres e doentes. A atração mais curiosa em seu interior é uma laje com o que se supõe ser a impressão dos joelhos de São Pedro e São Paulo. Diz a história que um certo Simão Mago decidiu provar ter poderes maiores que os dos apóstolos levitando acima do Fórum. Quando ele estava suspenso no ar, Pedro e Paulo caíram de joelhos e orararam fervorosamente para que Deus lhe desse humildade. Imediatamente, Simão mergulhou para a morte.

Fonte: Guia Visual Folha - Roma

Marcadores: ,